Trump nomeia novo embaixador no Panamá
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou Kevin Marino Cabrera, comissário do condado de Miami-Dade, como novo embaixador no Panamá. Cabrera é descrito por Trump como um lutador pelos princípios do America First e essencial para impulsionar o crescimento econômico e parcerias internacionais.
Ameaça de reafirmar controle americano sobre o Canal do Panamá
O anúncio de Cabrera foi feito após Trump ameaçar reafirmar o controle americano sobre o Canal do Panamá, que foi administrado pelos EUA por décadas antes de ser entregue ao Panamá em 1999. Trump acusou soldados chineses de operarem ilegalmente o canal e afirmou que o Panamá está roubando os EUA no canal. O presidente do Panamá, José Raúl Mulino, negou que a China tenha influência na administração do canal.
Opinião de Trump
Trump disse que Kevin Cabrera fará um trabalho fantástico representando os interesses da nação no Panamá, e que ele entende a política latino-americana como poucos. Em publicação no Truth Social, Trump afirmou que os soldados chineses sempre fazem os EUA investirem bilhões de dólares em reparos, mas não têm nada a dizer sobre nada.
Júlio Rossato