Alerta de chuvas intensas em 15 estados brasileiros
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de chuvas intensas para esta quinta-feira, 26, para grande do Brasil – abrange 15 estados: Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Bahia, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí e Tocantins, mais o Distrito Federal. Há também alerta amarelo para todos estes estados, juntamente ao Acre e Amapá.
De acordo com o órgão, a partir desta quinta, a primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) do verão se forma sobre o país e vai cumprir o seu período mínimo de atuação de quatro dias até a próxima terça-feira, 29. Ao longo desse período, muita chuva vai ocorrer no Norte, Centro-Oeste e no Sudeste.
Alertas específicos para o Paraná
O Inmet emitiu alerta laranja, de perigo para chuvas intensas, para o Paraná. O aviso entrou em vigou na quarta-feira, 25, às 19h55, e segue até sexta-feira, 27, às 10h. O alerta corresponde à região litorânea do estado, principalmente ao município de Guaraqueçaba.
De acordo com o instituto, estão previstas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O segundo alerta para o Paraná é amarelo, de perigo potencial para chuvas intensas, que podem afetar as regiões Noroeste, Norte Central, Norte Pioneiro, Oeste e Centro Oriental. O aviso entrou em vigou na quarta-feira, 25, às 08h48, e segue até sexta-feira, 27, às 10h.
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Prevenção
Em casos de alerta de chuvas intensas, é recomendável evitar áreas de alagamentos e não enfrentar o mau tempo. Além disso, é importante desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em situações de tempestades com raios, não ficar em áreas abertas e não usar equipamentos eletrônicos.