Nippon Steel estende prazo de aquisição da U.S. Steel enquanto Biden avalia bloqueio
A Nippon Steel, empresa japonesa, estendeu o prazo de encerramento para a aquisição da U.S. Steel por US$ 14,9 bilhões. A data de encerramento foi adiada para o primeiro trimestre de 2025, ante o terceiro ou quarto trimestre de 2024.
O acordo tem enfrentado intensa oposição desde que foi anunciado. Biden disse que quer que a US Steel seja de propriedade e operação nacional, enquanto o presidente eleito Donald Trump prometeu bloquear o acordo depois que assumir o cargo em janeiro.
O comitê que examina acordos estrangeiros nos EUA por questões de segurança encaminhou a decisão de aprovar ou bloquear o acordo para Biden. Ele tem 15 dias para decidir e, se não tomar nenhuma atitude, a fusão receberá um sinal verde inesperado.
Apesar da oposição, os acionistas da U.S. Steel votaram esmagadoramente em abril para aprovar a aquisição. As duas empresas também trabalharam para amenizar as preocupações sobre a combinação. A Nippon se ofereceu para mudar sua sede nos EUA para Pittsburgh e prometeu honrar todos os acordos em vigor entre a U.S. Steel e o USW.