Taxa de desemprego no Brasil atinge menor patamar da história
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgados nesta sexta-feira, 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação no Brasil ficou em 6,1% no trimestre encerrado em novembro, o menor patamar da série histórica, iniciada no primeiro trimestre de 2012.
Esse resultado ficou em linha com as expectativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que estimavam uma taxa de desemprego entre 6,0% e 6,1%, com mediana de 6,1%. Em igual período de 2023, a taxa de desemprego medida pela PNAD Contínua estava em 7,5%. No trimestre encerrado em outubro de 2024, a taxa de desocupação estava em 6,2%.
Renda média e massa de renda
A renda média real do trabalhador foi de R$ 3.825 no trimestre encerrado em novembro. O resultado representa alta de 3,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. A massa de renda real habitual paga aos ocupados somou R$ 336 738 bilhões no trimestre até novembro, alta de 7,2% ante igual período do ano anterior.