Correção do bitcoin é esperada após alta de 2024
A empolgação com a trajetória ascendente do bitcoin pode ser interrompida por uma correção nos preços após o salto de 2024, período em que a liquidez do mercado cripto vai para moedas de menor capitalização. Para Beto Fernandes, analista da Foxbit, o movimento de correção é necessário para o bitcoin e o mercado cripto, para criar suportes.
2025 deve ser formidável
Segundo João Marco Braga da Cunha, líder de gestão de portfólio da gestora de fundos cripto Hashdex, o otimismo é maior para os ativos alternativos. As moedas menores tendem a se beneficiar da maior liquidez nos ativos de risco que é esperada se o afrouxamento monetário nos Estados Unidos prosseguir. Porém, há fatores de risco, como eventos adversos nos mercados tradicionais que podem afetar os criptoativos.
O ano do bitcoin
A eleição de Donald Trump nos Estados Unidos no início de novembro de 2024 impulsionou o bitcoin, que viveu uma escalada de mais de 50% em um mês. A aprovação da criação de fundos de índice (ETFs) de bitcoin à vista nos EUA e o corte na oferta chamado halving também foram determinantes para o avanço do ativo. O próximo pico de valor deve ocorrer em 2025, segundo a CCData.
Júlio Rossato