Trump pede à Suprema Corte dos EUA para suspender lei federal sobre TikTok
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu à Suprema Corte do país para suspender uma lei federal sobre o TikTok que pode impedir o funcionamento do popular aplicativo de mídia social ou forçaria sua venda. Ele argumenta que deveria ter tempo após assumir o cargo para buscar uma “resolução política” para o caso.
O TikTok e sua proprietária, a ByteDance, lutam para manter o popular aplicativo online nos Estados Unidos após o Congresso aprovar, em abril, sua proibição, a menos que a empresa controladora chinesa do aplicativo o venda até 19 de janeiro.
Defensores da liberdade de expressão disseram separadamente à Suprema Corte nesta sexta-feira que a lei dos EUA contra o TikTok, de propriedade chinesa, evoca os regimes de censura implementados por inimigos autoritários dos Estados Unidos.
Trump indicou no início desta semana que era a favor de o TikTok continuar operando nos Estados Unidos pelo menos por algum tempo, dizendo que havia recebido bilhões de visualizações na plataforma de mídia social durante sua campanha presidencial.
O Departamento de Justiça dos EUA argumentou que o controle chinês do TikTok representa uma ameaça contínua à segurança nacional, posição apoiada pela maioria dos parlamentares dos EUA.