Notícias

Calendário Econômico: Semana de 29/12/2024 a 05/01/2025

Confira os principais eventos econômicos da semana de 29/12/2024 a 05/01/2025.

Calendário Econômico: Semana de 29/12/2024 a 05/01/2025

Os próximos dias, os últimos de 2024 e primeiros de 2025, contarão com poucos indicadores para investidores. Entre os principais eventos, destaca-se a divulgação do Boletim Focus pelo Banco Central do Brasil, que reúne as expectativas do mercado sobre inflação, crescimento do PIB e taxa de juros.

A agenda doméstica também conta com as estatísticas fiscais de novembro do Banco Central, que incluem o resultado primário e a relação dívida/PIB.

No dia 30, os Estados Unidos divulgarão os dados sobre as vendas pendentes de moradias, um indicador relevante do mercado imobiliário, e a China fechará o dia com a divulgação dos seus PMIs industrial, de serviços e composto, que são cruciais para entender o desempenho da economia chinesa, uma das mais influentes do mundo.

No dia 31 de dezembro, os EUA apresentarão o índice de preços de imóveis de outubro, que ajudará a traçar um panorama sobre as tendências do mercado imobiliário americano. Já no dia 1º de janeiro, a posse dos prefeitos eleitos ou reeleitos em 2024 marcará um importante evento político no Brasil, enquanto a China divulgará o PMI industrial (Caixin), focando nas pequenas e médias empresas.

A agenda prossegue no dia 2 de janeiro, com a divulgação do PMI industrial da zona do euro, fundamental para entender a saúde econômica da região. O PMI industrial brasileiro também será divulgado, assim como os pedidos de auxílio-desemprego nos EUA, que ajudam a avaliar a saúde do mercado de trabalho.

Na sexta-feira, 3 de janeiro, a Alemanha apresentará a taxa de desemprego em dezembro, um indicador chave para a economia do país, e os EUA divulgarão o PMI industrial pelo ISM, um dos principais indicadores da atividade econômica americana. Para encerrar a semana, no dia 5 de janeiro, o Japão trará o PMI de serviços, que complementa a análise da economia japonesa, focando no setor de serviços.


Publicado em:
Atualizado em: