Croácia realiza eleições presidenciais neste domingo
A Croácia está realizando eleições presidenciais neste domingo, com cerca de 3,8 milhões de eleitores podendo votar em um dos oito candidatos, três dos quais são mulheres, abarcando da esquerda à direita do espectro político. O cargo de presidente é, em grande medida, cerimonial na Croácia.
Zoran Milanovic lidera as pesquisas
O atual presidente Zoran Milanovic, candidato dos Democratas Socialistas da oposição, está concorrendo a um segundo mandato e liderou as pesquisas de opinião antes e depois da campanha eleitoral. A última pesquisa publicada na sexta-feira pelo Nova TV Daily News mostrou Milanovic com 37,2% de apoio contra 20,4% de Dragan Primorac, ex-ministro da Ciência apoiado pelo partido da situação União Democrática Croata (HDZ), que é o principal adversário de Milanovic.
Pesquisas de boca de urna e resultados preliminares
As seções eleitorais fecham às 18h do horário de Greenwich (15h de Brasília) e as pesquisas de boca de urna são esperadas para minutos depois. Os resultados preliminares serão conhecidos por volta das 19h (16h em Brasília).
Poderes do presidente
O presidente não pode vetar leis, mas tem voz ativa em questões de política externa, defesa e segurança.
Retórica populista e corrupção
Durante seu mandato de cinco anos, que expira em 18 de fevereiro, Milanovic, ex-primeiro-ministro, entrou em conflito com o primeiro-ministro Andrej Plenkovic em relação às políticas públicas e externas, e criticou ferozmente a União Europeia e a OTAN por seu apoio à Ucrânia. Apesar de sua retórica populista, Milanovic é visto por muitos como o único contrapeso ao governo dominante da HDZ, que viu 30 ministros serem forçados a deixar seus cargos nos últimos anos em meio a alegações de práticas corruptas.
Candidatas mulheres
As próximas na fila são duas mulheres — a candidata independente Marija Selak Raspudic e Ivana Kekin, do partido verde de esquerda We Can! (Mozemo) — que obtiveram cerca de 10% de apoio cada.
Júlio Rossato