FII Genial Malls adquire parte do Rio Anil Shopping
O FII Genial Malls (MALL11) adquiriu 45% do Rio Anil Shopping, localizado em São Luís, no Maranhão, por R$ 172 milhões. O complexo pertence ao portfólio da Allos (ALOS3) e a transação está prevista para a primeira quinzena de janeiro.
De acordo com comunicado divulgado pelo fundo nesta segunda-feira (30), a administração do Rio Anil permanecerá com a Allos e este será o 5º shopping do portfólio do fundo administrado pela empresa. Após a aquisição, os shoppings administrados pela Allos representarão cerca de 30% do NOI estimado para 2025 do fundo.
Detalhes da transação
O MALL11 pretende pagar 70% do valor com recursos que espera captar na sexta emissão de cotas da carteira. O saldo restante será quitado com a emissão de um certificado de recebíveis imobiliários (CRI), espécie de título de dívida. A aquisição do Rio Anil Shopping deve elevar a receita imobiliária mensal do fundo em, aproximadamente, R$ 0,09 por cota.
Impacto no portfólio do fundo
Com essa aquisição, o fundo passa a ter participação em 15 ativos, distribuídos em seis estados, e a área bruta locável (ABL) passa a somar mais de 146 mil metros quadrados, crescimento de 13% após a transação. O Rio Anil foi inaugurado em 2010 e, segundo a gestão do MALL11, conta com uma taxa de ocupação de 97% dos 39,5 mil metros quadrados de ABL. Nos últimos 12 meses, apresentou R$ 583 milhões em vendas.
Características do Rio Anil Shopping
O shopping conta com uma média de 750 mil consumidores por mês, 1.531 vagas de estacionamento, 780 lugares na praça de alimentação e mais de 200 operações entre lojas, restaurantes e serviços. Entre as marcas presentes no empreendimento, estão Renner, Riachuelo, C&A, Casas Bahia, Centauro, Kalunga, Le Biscuit, Lojas Americanas, Marisa, Mateus Supermercados, Nagem, Smart Fit, Terra Zoo, Youplay Club, Hospital São Domingos, Hospital de Referência Oftalmológica, Universidade Ceuma e Instituto de Pós-Graduação e Graduação.
Júlio Rossato