Preços futuros do minério de ferro se recuperam na China
Os preços futuros do minério de ferro subiram na Bolsa de Mercadorias de Dalian da China em 0,98%, a 775,5 iuanes por tonelada, enquanto o minério de ferro de referência para janeiro na Bolsa de Cingapura subiu 1,83%, para 100,65 dólares a tonelada.
A melhora das margens do mercado de aço, a queda dos estoques portuários e as esperanças de estímulo na China, principal mercado consumidor do minério, ajudaram a impulsionar os preços futuros do minério de ferro. No entanto, os ganhos foram limitados pela demanda sazonalmente lenta.
Produção de metais quentes e demanda de minério de ferro
Analistas da Everbright Futures afirmam que a produção de metais quentes deverá cair ainda mais em janeiro, embora não se espere grandes perdas, já que as siderúrgicas ainda podem conseguir lucro. A produção de metais quentes é normalmente usada como parâmetro para avaliar a demanda de minério de ferro.
Dados da consultoria Mysteel mostraram que 49,78% das siderúrgicas pesquisadas estavam operando com lucro em 26 de dezembro, acima dos 48,48% da semana anterior.
Estoques nos portos em queda
Os estoques de minério de ferro nos principais portos caíram pela segunda semana consecutiva, diminuindo 0,6% para 146,85 milhões de toneladas na semana até 27 de dezembro, segundo dados da consultoria Steelhome. No entanto, o nível ainda estava 28,3% acima do registrado no mesmo período do ano anterior.
Analistas da Galaxy Futures afirmam que a divergência nas perspectivas de mercado provavelmente irá se ampliar, mas uma tendência de alta pode se sustentar, já que os estoques nos portos continuaram em queda e a demanda por minério permanece resiliente, apesar de algumas quedas.
Júlio Rossato