Recorde de turistas internacionais no Brasil em 2024
O Brasil bateu o recorde de turistas internacionais visitando o país, atingindo a marca de 6,621 milhões de viajantes que escolheram destinos brasileiros para as viagens de lazer ou de negócios em 2024. O número supera o marco histórico de 2018, quando 6,6 milhões de estrangeiros estiveram aqui, segundo o Ministério do Turismo (MTur).
Com o melhor resultado da série histórica iniciada em 1970, o Brasil se aproxima das metas do Plano Nacional de Turismo (PNT), que prevê atingir 8,1 milhões de turistas internacionais nos próximos três anos.
Capacidade do setor em receber visitantes internacionais
De acordo com o ministério, o setor tem mostrado toda a capacidade e força para receber esses turistas, graças a um trabalho de valorização cultural e promoção internacional da imagem do país lá fora.
“O recorde de passageiros estrangeiros em terras brasileiras mostra que estamos no rumo certo, com melhoria de infraestrutura e presença em feiras internacionais, atraindo investimentos estrangeiros pro Brasil”, disse a secretária Executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes.
Eventos e estratégias para atrair turistas
Para atrair os turistas internacionais, o Ministério do Turismo vem trabalhando em diferentes frentes. Em dezembro de 2023 foi inaugurado, no Rio de Janeiro (RJ), o primeiro Escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) nas Américas e no Caribe. Além disso, o MTur, em parceria com a Embratur, voltou a marcar presença em grandes e estratégicos eventos internacionais de promoção dos destinos brasileiros.
O Brasil lançou também a marca “Visit South America: um lugar, vários mundos”. A estratégia é uma parceria do governo brasileiro com a Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile para buscar, de forma integrada, promover e posicionar internacionalmente os destinos destes países, com foco em atrativos naturais, gastronômicos e de hospitalidade.
Expectativas para o futuro
Para 2025, o Governo Federal anunciou que os novos editais regionalizados do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) têm previsão de R$ 63,6 milhões em investimentos para a atração de novos voos em rotas nacionais. No próximo ano, o Brasil se prepara para receber importantes eventos, como a Conferência do Clima da ONU e a reunião do BRICS, em Brasília, que devem atrair visitantes internacionais.
Júlio Rossato