Dicas para proteger seu pet durante a queima de fogos
O momento de virada do ano pode ser um problema para muitos pais de pet, já que os animais possuem audição sensível e podem se estressar ou até ter danos significativos na saúde por causa do barulho dos fogos de artifício.
Coloque seu pet em um ambiente seguro
Preferencialmente, coloque seu pet em um ambiente interno, onde o barulho é menor. Tente retirar objetos que possam quebrar ou machucar o animal, pois eles podem ficar agitados devido ao estresse.
Crie distrações para o seu pet
Passear com seu cachorro ou gato usando uma coleira é uma boa opção para cansá-los e desestressá-los. Brincar com o animal também é uma opção para distraí-lo. Evite alimentá-lo próximo ao horário da queima, pois pode gerar vômito ou engasgo durante o estresse.
Abafe o som dos fogos de artifício
Existem diversas técnicas para diminuir o som dos fogos de artifício, como caixas para pets que abafam sons e protetores auriculares. Você também pode colocar sons diversos na televisão ou em uma caixa de som para distrair o animal.
Identifique seu pet
Cheque se seu pet possui uma coleira que o identifique e que possua seus dados de contato. Isso é essencial porque muitos animais ficam agitados e podem fugir ou escapar da casa e se perder.
Utilize a técnica de amarração com bandagens tellington touch
A técnica de amarração com bandagens tellington touch auxilia na diminuição do estresse em animais. Para aprender a realizar o procedimento, assista ao vídeo do especialista em comportamento animal Alexandre Rossineste link.
Júlio Rossato