Ataque em Nova Orleans mata 15 pessoas no Ano Novo
Um ataque terrorista em Nova Orleans deixou 15 mortos e 30 feridos na comemoração do Ano Novo. O suspeito, Shamsud-Din Jabbar, um cidadão norte-americano do Texas e ex-militar, jogou uma caminhonete contra a multidão e abriu fogo contra a polícia. O FBI investiga possíveis ligações com organizações terroristas.
O ataque
O incidente ocorreu às 3h15 (horário local) perto do cruzamento das ruas Canal e Bourbon, um destino turístico histórico no Bairro Francês da cidade, conhecido por atrair grandes multidões com sua música e bares. Uma bandeira do Estado Islâmico foi encontrada no veículo, que parecia ter sido alugado. Investigadores encontraram armas e um possível dispositivo explosivo no veículo, e outros possíveis dispositivos explosivos foram encontrados no Bairro Francês.
Investigação
O FBI está investigando agressivamente todas as pistas, inclusive as de seus conhecidos associados. A agente especial assistente encarregada do FBI, Alethea Duncan, pediu que qualquer pessoa que teve contato com Jabbar nas últimas 72 horas entre em contato com as autoridades. O governador da Louisiana, Jeff Landry, disse que estão em coordenação com várias agências de segurança locais e federais para garantir uma investigação completa e minuciosa para levar à justiça aqueles que possam ter participado desse incidente.
Reações
O presidente norte-americano, Joe Biden, ligou para a prefeita da cidade para oferecer total apoio federal. O presidente eleito Donald Trump disse que seu novo governo ajudaria Nova Orleans enquanto investiga e se recupera do que ele chamou de um ato de pura maldade.
Júlio Rossato