Notícias

Alagamentos em Porto Alegre após temporal

Cidade sofre com alagamentos em cinco bairros após chuva forte que superou mais da metade da média esperada para janeiro.

Temporal causa alagamentos em Porto Alegre

A cidade de Porto Alegre sofreu com alagamentos em pelo menos cinco bairros nesta quinta-feira (2) devido ao temporal que atingiu a capital gaúcha na quarta-feira (1). Os bairros afetados incluem Centro Histórico, Cidade Baixa, Bom Fim, Floresta e 4º Distrito.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a chuva trouxe 88 milímetros em 24 horas, superando mais da metade da média esperada para todo o mês de janeiro, que é de 144 milímetros. Isso causou transtornos na mobilidade urbana e na infraestrutura da cidade.

A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) está realizando um levantamento dos impactos da chuva no fornecimento de energia na região metropolitana de Porto Alegre. O Departamento Estadual de Água e Esgotos (Dmae) informou que a falta de luz prejudicou as estações de drenagem urbana, dificultando ainda mais a situação.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) relatou bloqueios em 14 pontos da cidade, afetando o transporte público. A estação São Pedro da Empresa de Trens Urbanos (Trensurb) também ficou alagada, levando ao fechamento temporário das estações Mercado e Rodoviária, com os trens operando apenas até a estação Farrapos. Por volta das 9h40, as estações foram reabertas.

O Teatro Elis Regina, localizado na Usina do Gasômetro, também foi afetado pela falta de energia, o que resultou no cancelamento do segundo ato da posse do prefeito reeleito Sebastião Melo na última segunda-feira.


Publicado em:
Atualizado em: