Inmet emite alerta laranja para tempestades em Maringá e 314 cidades no Paraná
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para tempestades em Maringá e outras 314 cidades no Paraná. O alerta entrou em vigor às 9h25 desta quinta-feira, 2, e segue até às 22h.
Chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de granizo
O aviso indica situação meteorológica perigosa, com previsão de chuva entre 30 e 60 milímetros/h, ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora (km/h) e possibilidade de queda de granizo. Há, ainda, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos, segundo o Inmet.
Orientações do Inmet
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, os moradores não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e que não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, é indicado desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Para maior segurança, o uso de aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica deve ser evitado durante o período das tempestades. Em casos de emergência, a Defesa Civil, por meio do telefone 199, e o Corpo de Bombeiros, no número 193, estão disponíveis para prestar assistência.
Alerta amarelo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta amarelo com previsão de tempestade no Paraná. O aviso tem vigência até esta quinta-feira, 2, às 22h. O alerta de tempestade do Inmet têm previsão de chuvas que podem variar entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar a 50 mm ao longo do dia.
Orientações do Inmet
Também são esperados ventos fortes, com velocidade entre 40 e 60 km/h, além da possibilidade de queda de granizo. Apesar de o risco de grandes danos ser considerado baixo, há chance de interrupções no fornecimento de energia elétrica, danos a plantações, quedas de galhos de árvores e alagamentos pontuais.
Em virtude das rajadas de vento previstas, o Inmet orienta a população a não se abrigar sob árvores, evitando riscos de quedas e descargas elétricas. Recomenda-se também evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Contato
Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato conosco pelos números (44) 98414-0470, (44) 3220-4032 ou pelo e-mail contato@gmconline.com.br.
Júlio Rossato