Brasil pode exportar proteína de aves e mucopolissacarídeo
O Brasil recebeu autorização para exportar proteína hidrolisada de aves para o Peru e mucopolissacarídeo para a Turquia, segundo nota conjunta do Ministério da Agricultura e Ministério das Relações Exteriores. A proteína hidrolisada de aves é utilizada na produção de ração e o mucopolissacarídeo é um composto de origem animal utilizado na indústria farmacêutica.
Exportação para o Peru
O Brasil está liberado para comercializar proteína hidrolisada de aves para o Peru, um dos dez novos mercados agrícolas abertos pelo país em 2024. Além da proteína, outros produtos brasileiros como erva-mate, farelo de mandioca, feno, fibra de coco e maçãs também foram incluídos. No período de janeiro a novembro de 2024, o Brasil exportou US$ 683 milhões em produtos agrícolas para o Peru, segundo os ministérios.
Exportação para a Turquia
A Turquia autorizou a exportação de mucopolissacarídeo do Brasil. Até novembro de 2024, o país já havia exportado US$ 2,9 bilhões em produtos agropecuários para a Turquia, como soja, produtos têxteis e café.
Aberturas de mercado
Em 2024, o Brasil acumulou 224 aberturas de mercado para produtos do agronegócio nacional, fortalecendo e diversificando o fluxo comercial entre os países.