Preços do café podem aumentar devido às mudanças climáticas
O CEO e cofundador da Pachamama Coffee, Thaleon Tremain, vende seus grãos especiais por mais do que o preço global da commodity pode ditar. Ele quer que seus clientes pensem no café como um produto de luxo e paguem por ele de acordo, para que os agricultores que cultivam seus grãos em países como Peru, Nicarágua e Etiópia possam cobrir seus custos.
Devido às repetidas secas e inundações nos últimos anos, a oferta global de café tem sido prejudicada, o que frequentemente faz com que os preços disparassem, assim como ocorreu com outros produtos básicos, como cacau, azeite e suco de laranja.
Impacto das mudanças climáticas
Os eventos climáticos extremos estão se tornando cada vez mais comuns, o que contribui para as oscilações nos preços do café. Mesmo com a queda da produção, a demanda global aumentou, em parte devido ao aumento do consumo de café na China.
A volatilidade ameaça a sustentabilidade de negócios como o de Tremain – e os meios de subsistência dos agricultores que cultivam seus grãos. “Com o tempo, veremos preços muito mais altos”, disse Tremain em entrevista ao The New York Times. “A oferta não está atendendo à demanda.”
Brasil, maior exportador
O Brasil é o maior exportador mundial de grãos arábica, mas uma seca severa neste verão devastou a colheita, que normalmente vai de maio a setembro, e também pode ameaçar a safra do próximo ano. No Vietnã, uma seca seguida de fortes chuvas prejudicou as maiores reservas mundiais de robusta, que é a segunda variedade mais popular do mundo e é comumente usada em misturas de café instantâneo.
A preocupação com a sustentabilidade da indústria
A volatilidade dos preços preocupa Scott Conary, presidente da Carrboro Coffee Roasters, uma empresa independente em Carrboro, Carolina do Norte. “Do ponto de vista da sustentabilidade da indústria”, disse ele, “não é saudável”.
As plantas de café se tornarão menos produtivas à medida que a temperatura da Terra continuar a subir, e práticas como o desmatamento continuarão a ameaçar a sustentabilidade da indústria. “De certa forma, este é um sinal do que está por vir”, disse Kevon Rhiney, professor associado da Universidade Rutgers que pesquisa a produção de café.
Impacto nos preços
Os preços do café têm aumentado consideravelmente e podem continuar a fazê-lo devido às mudanças climáticas e à instabilidade política na América do Sul. Grandes empresas, como a Nestlé, já anunciaram que planejam aumentar os preços do café no próximo ano e reduzir o tamanho de suas embalagens.
Júlio Rossato