Reforma da Previdência: O que muda em 2025?
A reforma da Previdência, promulgada em 2019, estabeleceu regras automáticas de transição para aposentadoria. Confira as mudanças que começam a vigorar neste ano:
Pontuação para aposentadoria
A pontuação para a aposentadoria por tempo de contribuição e por idade sofreu alterações. Na primeira regra de transição, a pontuação subiu para 92 pontos (mulheres) e 102 pontos (homens). Os servidores públicos têm a mesma regra de pontuação, com a diferença de que é necessário ter 62 anos de idade e 35 anos de contribuição (homens), 57 anos de idade e 30 anos (mulheres). Na segunda regra, a idade mínima para requerer o benefício passou para 59 anos (mulheres) e 64 anos (homens), acrescida seis meses a cada ano até atingirem 62 anos (mulheres) e 65 anos (homens) em 2031.
Professores
Os professores passam a se aposentar aos 54 anos (mulheres) e 59 anos (homens), acrescida seis meses a cada ano até atingir o limite de 57 anos para mulheres e 60 anos para homens, em 2031. O tempo de contribuição mínimo para os professores corresponde a 25 anos para as mulheres e a 30 anos para os homens.
Aposentadoria por idade
A idade mínima para as mulheres está em 62 anos desde 2023. Para os homens, a idade mínima está fixada em 65 anos desde 2019. Para ambos os sexos, o tempo mínimo de contribuição exigido para se aposentar por idade está em 15 anos.
Simulação de aposentadoria
O INSS permite simulações da aposentadoria no site meu.inss.gov.br ou no aplicativo Meu INSS. Confira como simular:
- Entre no site meu.inss.gov.br e digite seu CPF e senha;
- Vá em “Serviços” e clique em “Simular Aposentadoria”;
- Baixe o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);
- Se necessário, clique no botão “Entrar com gov.br” e digite seu CPF e senha;
- Abra o menu lateral (na parte superior esquerda) e clique em “Simular Aposentadoria”;
O segurado pode salvar o documento com todos os dados das simulações. Basta clicar em “Baixar PDF”.
Júlio Rossato