Rolex aumenta preços após valorização do ouro
A Rolex, a maior marca suíça de relógios de luxo, aumentou os preços de alguns de seus modelos mais populares após a valorização do ouro em 2024. A empresa com sede em Genebra, controlada por uma fundação suíça nomeada em homenagem ao seu cofundador Hans Wilsdorf, começou o ano aumentando os preços em até 8% em alguns modelos feitos de metais preciosos.
Os aumentos de preços podem ser indicativos da demanda por produtos de luxo premium, do custo de materiais e mão de obra, bem como da inflação. O ouro registrou seu maior aumento anual de preço em 14 anos em 2024, subindo 27%.
Os preços específicos de cada país para os relógios também podem ser vistos como um indicador da força econômica de uma nação. A principal marca de relógios de luxo do mundo produz mais de 1 milhão de relógios por ano, com vendas acima de 10 bilhões de francos suíços (cerca de R$ 56 bilhões), de acordo com estimativas de analistas.
Os aumentos deste ano são maiores do que os do ano passado. A Rolex aumentou os preços de alguns modelos em metais preciosos em cerca de 4% no Reino Unido no início de 2024. Os aumentos de preços em 2025 para modelos de aço foram menos agressivos.
Júlio Rossato