Notícias

Diretor indígena se torna primeiro doutor Guarani Nhandewa do Paraná

Jefferson Gabriel Domingues, diretor do Colégio Estadual Indígena Yvy Porã, defendeu tese de doutorado em Educação na Universidade Estadual de Maringá, tornando-se o primeiro doutor indígena Guarani Nhandewa do Paraná.

Diretor de colégio indígena se torna primeiro doutor Guarani Nhandewa do Paraná

Jefferson Gabriel Domingues, diretor do Colégio Estadual Indígena Yvy Porã, na região norte do Paraná, tornou-se o primeiro doutor indígena a defender uma tese em uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Paraná. A defesa tese do pesquisador, intelectual e gestor indígena da etnia Guarani Nhandewa ocorreu no curso de doutorado em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE), que possui uma política de ação afirmativa em consonância com as orientações da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A tese

Intitulada “A construção de uma escola intercultural Guarani Nhandewa: ação comunitária e gestão indígena”, a tese, orientada pela professora Rosangela Célia Faustino, aborda o processo de construção de uma escola indígena intercultural e bilíngue feita pelos próprios indígenas, contando com os etnoconhecimentos e epistemologias da ancestralidade indígena.

Desafios

Segundo Jefferson Gabriel “o desafio foi construir, com autonomia e protagonismo, uma escola que atenda aos anseios da nossa comunidade, das nossas práticas de sustentabilidade, fortalecendo a identidade indígena dos jovens e das crianças Guarani e, ao mesmo tempo, seja uma escola de qualidade, ensinando a ciência universal de forma humanizada e emancipadora”.

Programas e projetos

Sob a coordenação da professora Maria Christine Berdusco Menezes, Comissão Universidade para os Índios (Cuia) cuida do processo de ingresso e inclusão dos estudantes indígenas, além de realizar o acompanhamento didático-pedagógico. A universidade também possui o Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-história (LAEE), o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Escolar e Superior Indígena no Paraná, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Formação de Professores, Ação Docente e Educação Escolar Indígena, e a Associação dos Universitários Indígenas (Auind). Essas instâncias desenvolvem projetos voltados à educação escolar e superior junto às comunidades indígenas no Paraná.


Publicado em:
Atualizado em: