Notícias

Republicano Mike Johnson pode perder posto na Câmara dos Deputados dos EUA

Três republicanos votaram contra Johnson e podem deixar o atual presidente da Câmara sem a maioria necessária para permanecer no cargo.

Republicano Mike Johnson pode perder posto na Câmara dos Deputados dos EUA

O republicano Mike Johnson parece não ter conseguido manter o posto mais alto da Câmara dos Deputados dos EUA nesta sexta-feira, em um sinal de que o partido do presidente eleito Donald Trump pode ter dificuldades para se manter unido no Congresso este ano.

Com a votação ainda em andamento, pelo menos três republicanos votaram contra Johnson, o que provavelmente deixará o atual presidente da Câmara sem a maioria necessária para permanecer no cargo.

A votação pode ser uma indicação antecipada da capacidade do partido de se manter unido à medida que avança a agenda de Trump de cortes de impostos e de reforço das fronteiras. Também poderá testar a influência de Trump no Capitólio, onde alguns republicanos já demonstraram disposição para desafiá-lo.

Divisões internas nos republicanos

Os republicanos da Câmara têm sido assolados por divisões internas nos últimos dois anos. Johnson foi elevado a presidente da Câmara depois que o partido destituiu seu antecessor, Kevin McCarthy, no meio do mandato.

A Câmara passou por 15 rodadas de votação durante quatro dias em 2023 antes de eleger McCarthy como presidente.


Publicado em:
Atualizado em: