Dr. Vivek Murthy pede rótulos de advertência atualizados sobre o álcool
O consumo de álcool é uma das principais causas evitáveis de câncer, mas muitos americanos não sabem disso. É por isso que o cirurgião-geral dos EUA, Dr. Vivek Murthy, está pedindo rótulos de advertência atualizados sobre o álcool, assim como os carregados nos maços de cigarros.
Sua recomendação veio na sexta-feira (3) como parte de um novo relatório, Surgeon General’s Advisory on Alcohol and Cancer Risk, que descreve como o consumo de álcool é a terceira principal causa evitável de câncer nos Estados Unidos, depois do tabaco e da obesidade, aumentando o risco de pelo menos sete tipos de câncer.
O risco de câncer relacionado ao álcool
O câncer de mama parece ter algumas das ligações mais claras, com 16,4% do total de casos atribuíveis ao consumo de álcool. Mas a ligação direta entre o consumo de álcool e o risco de câncer está bem estabelecida para pelo menos seis outros tipos de câncer, incluindo câncer de colorreto, esôfago, fígado, boca (cavidade oral), garganta (faringe) e caixa de voz (laringe) – independentemente do tipo de álcool consumido.
Para alguns tipos de câncer, incluindo os de mama, boca e garganta, as evidências mostram que o risco de desenvolver câncer pode aumentar com um ou menos drinques por dia.
Rótulos de advertência sobre o álcool
Atualmente, nos EUA, todas as bebidas alcoólicas vendidas devem ter um rótulo alertando sobre os riscos de defeitos congênitos como resultado do consumo durante a gravidez, bem como sobre como o consumo de álcool prejudica sua capacidade de dirigir um carro e operar máquinas e “pode causar problemas de saúde”. Mas o rótulo não foi atualizado desde a sua criação em 1988.
De acordo com o comunicado de Murthy, os rótulos de advertência de saúde são “abordagens bem estabelecidas e eficazes para aumentar a conscientização sobre os riscos à saúde e promover a mudança de comportamento”, com “evidências consideráveis” apoiando seu uso. Outros países já têm advertências específicas sobre o câncer, incluindo a Coreia do Sul e, em breve, a Irlanda, que, a partir de 2026, exigirá um rótulo que afirma: “Existe uma ligação direta entre álcool e cânceres fatais“.
Conclusão
Embora alguns argumentem que um pouco de álcool por dia pode reduzir as doenças cardiovasculares, estudos mais recentes criticaram essa visão. A recomendação do Dr. Vivek Murthy de colocar rótulos de advertência atualizados nas bebidas alcoólicas visa aumentar a conscientização sobre o risco de câncer associado ao consumo de álcool. A maneira como o álcool leva ao câncer é bem estabelecida, e os rótulos de advertência de saúde são considerados eficazes para alertar as pessoas sobre os riscos à saúde e promover a mudança de comportamento.
Júlio Rossato