Notícias

Freira gaúcha de 116 anos se torna a pessoa mais velha do mundo

Inah Canabarro Lucas, freira gaúcha de 116 anos, é oficialmente a pessoa mais velha do mundo, segundo grupo de pesquisa LongeviQuest.

Freira gaúcha de 116 anos se torna a pessoa mais velha do mundo

A freira Inah Canabarro Lucas, que vive na cidade de Porto Alegre, tornou-se oficialmente a pessoa mais velha do mundo, de acordo com o grupo de pesquisa LongeviQuest. Ela nasceu em São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, em 8 de junho de 1908. Inah assumiu o posto após a morte da japonesa Tomiko Itooka, que faleceu em dezembro de 2024, aos 116 anos.

Inah segue uma rotina disciplinada, com horários fixos para acordar, se alimentar e rezar. Ela ingressou na vida religiosa aos 16 anos, no internato Santa Tereza de Jesus, em Santana do Livramento (RS). Fez seus votos como freira em 1928, em Montevidéu, no Uruguai, e retornou ao Brasil em 1930 para lecionar português e matemática em uma escola no Rio de Janeiro. Durante as décadas seguintes, continuou lecionando e vivendo uma vida dedicada à fé.

Em 2018, Inah recebeu uma bênção apostólica do Papa Francisco em celebração à sua longevidade e dedicação à vida religiosa. Seu sobrinho destaca que a longevidade da freira pode estar ligada à sua vida disciplinada e à espiritualidade.

Com a morte de Tomiko Itooka, Inah se tornou a pessoa mais velha do mundo. Tomiko também tinha 116 anos e era conhecida por seu estilo de vida ativo e sua paixão pelo montanhismo.

O Japão tem uma das populações mais longevas do mundo, com mais de 95 mil pessoas com 100 anos ou mais, sendo 88% delas mulheres.


Publicado em:
Atualizado em: