Túnel Subfluvial
O Túnel Subfluvial Raúl Uranga – Carlos Sylvestre Begnis foi inaugurado em 13 de dezembro de 1969 e interliga as cidades de Santa Fé e Paraná sob o Rio Paraná, na Argentina. Com 2.937 metros de extensão, comporta uma rodovia para veículos de diferentes portes. A escolha pelo túnel foi devido à transitoriedade constante e fluida de veículos, além de ser menos propenso a manutenções. A travessia é feita em cerca de três minutos e a velocidade mínima permitida é de 40 km/h, enquanto a máxima é de 60 km/h. Diariamente, cerca de 12.613 veículos transitam pela via de comunicação entre as cidades. O acesso para a estrada passa por uma cobrança de pedágio. O túnel conta com um centro de operações que monitora a via 24 horas por dia e diversos sistemas de segurança, como câmeras, sensores e hidrantes.
Outros projetos
O Túnel Imerso Santos-Guarujá, no litoral paulista, é um projeto de PPP para a construção, operação e manutenção de um túnel com extensão de 870 metros submersos no mar, com previsão de término das obras em 2028. O túnel terá seis vias de pista, com três faixas por sentido, sendo uma delas adaptável ao VLT, e circulação para ciclistas e pedestres. Além disso, o governo de Santa Catarina planeja a construção de um túnel submerso no Rio Itajaí-Açu, entre as cidades de Itajaí e Navegantes, com circulação de veículos, pedestres e ciclistas, e uma faixa exclusiva para o BRT com ônibus elétricos. As obras estão previstas para durar cinco anos e o investimento total será de R$ 136 milhões.