Notícias

Surto de virose no Guarujá sobrecarrega sistema de saúde

Muitos turistas e moradores buscaram atendimento médico no Guarujá por causa de um surto de virose. Municípios vizinhos também observaram aumento de ocorrências.

Surto de virose no Guarujá sobrecarrega sistema de saúde

Muitos turistas e moradores buscaram atendimento médico no Guarujá por causa de um surto de virose. Municípios vizinhos também observaram aumento de ocorrências.

Entre quarta-feira, 1º, e sexta-feira, 3, unidades de saúde públicas e particulares do município registraram longas filas de pacientes. Em algumas Unidades de Pronto Atendimento (Upas), o tempo de espera passava de quatro horas.

Na sexta-feira, a prefeitura do Guarujá afirmou que acionou a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para investigar possíveis vazamentos e ligações clandestinas de esgoto na região da Enseada, que poderiam estar relacionados ao aumento de casos de virose na cidade.

Análises laboratoriais

O município aguarda os resultados de análises laboratoriais de amostras encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz para tentar esclarecer a origem dos casos de gastroenterocolite aguda, uma doença que causa inflamações no estômago e intestino, provocando cólicas, diarreias e, alguns casos, febre.

Em entrevista ao Estadão, a diretora da divisão de doenças de transmissão hídrica e alimentar da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Alessandra Lucchesi, afirmou que investigações em curso devem fornecer as respostas para essas questões na próxima semana. O monitoramento segue principalmente no Guarujá e na Praia Grande.

Cuidados preventivos

A prevenção passa por cuidados básicos de higiene e pela atenção redobrada na manipulação e no consumo de alimentos e bebidas. Confira algumas medidas recomendadas por infectologistas:

  • Prefira sempre água filtrada, fervida ou envasada em garrafas lacradas;
  • Evite consumir alimentos de origem duvidosa ou preparados em condições precárias de higiene, especialmente frutos do mar;
  • Cozinhe bem os alimentos antes de consumi-los;
  • Observe se a praia escolhida apresenta sinais de poluição, como esgoto visível ou mau cheiro. Dê preferência a locais com monitoramento regular da qualidade da água;
  • Lave bem as mãos após o uso do banheiro, antes do preparo de alimentos e antes de se alimentar;
  • Carregue consigo um frasco de álcool em gel, para higienização em lugares sem acesso à água ou sabão.

Publicado em:
Atualizado em: