Tribunal emite novo mandado de prisão contra presidente afastado
Um tribunal da Coreia do Sul reemitiu um mandado de prisão contra o presidente afastado do país, Yoon Suk Yeol, informou a agência de investigação de corrupção do país nesta terça-feira.
Na sexta-feira (3), as autoridades do país tentaram, sem sucesso, prender Suk Yeol sob acusações de insurreição, após um impasse de várias horas na residência oficial em Seul.
A operação foi interrompida após resistência da equipe de segurança presidencial. Segundo comunicado oficial do órgão responsável pela investigação, o Corruption Investigation Office for High-Ranking Officials (CIO), o cumprimento do mandado tornou-se “impossível devido ao prolongado impasse”, destacando que a recusa de Yoon foi “profundamente lamentável”.
Situação atual do presidente afastado
A tentativa de prisão ocorreu após Yoon ter decretado lei marcial no mês passado, medida que mergulhou o país em uma grave crise institucional e resultou em seu impeachment pelo Parlamento em dezembro. O presidente está afastado do cargo e o Tribunal Constitucional deve iniciar o julgamento sobre sua permanência no cargo em 14 de janeiro.
(com Reuters)
Sobre a autora
Lara Rizério é a editora de mercados do InfoMoney e cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional. Além disso, ela acompanha de perto os desdobramentos políticos e seus efeitos para os investidores.
Júlio Rossato