Notícias

Tribunal emite mandado de prisão contra presidente afastado da Coreia do Sul

Um tribunal sul-coreano emitiu um novo mandado de prisão contra o presidente afastado Yoon Suk Yeol, após uma tentativa fracassada na semana passada.

Tribunal emite novo mandado de prisão contra presidente afastado

Um tribunal da Coreia do Sul reemitiu um mandado de prisão contra o presidente afastado do país, Yoon Suk Yeol, informou a agência de investigação de corrupção do país nesta terça-feira.

Na sexta-feira (3), as autoridades do país tentaram, sem sucesso, prender Suk Yeol sob acusações de insurreição, após um impasse de várias horas na residência oficial em Seul.

A operação foi interrompida após resistência da equipe de segurança presidencial. Segundo comunicado oficial do órgão responsável pela investigação, o Corruption Investigation Office for High-Ranking Officials (CIO), o cumprimento do mandado tornou-se “impossível devido ao prolongado impasse”, destacando que a recusa de Yoon foi “profundamente lamentável”.

Situação atual do presidente afastado

A tentativa de prisão ocorreu após Yoon ter decretado lei marcial no mês passado, medida que mergulhou o país em uma grave crise institucional e resultou em seu impeachment pelo Parlamento em dezembro. O presidente está afastado do cargo e o Tribunal Constitucional deve iniciar o julgamento sobre sua permanência no cargo em 14 de janeiro.

(com Reuters)

Sobre a autora

Lara Rizério é a editora de mercados do InfoMoney e cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional. Além disso, ela acompanha de perto os desdobramentos políticos e seus efeitos para os investidores.


Publicado em:
Atualizado em: