Notícias

Analistas veem cautela para 2025, mas destacam ações da Embraer na Bolsa

Analistas alertam para riscos fiscais e externos, mas indicam oportunidades de investimento em ações na Bolsa brasileira, como Embraer.

Analistas alertam para riscos fiscais e externos

Após uma queda de cerca de 10% do Ibovespa em 2024 e com riscos fiscais e externos no radar, a visão dos analistas de mercado é bastante cautelosa para 2025. Contudo, mesmo em um cenário de apreensão, os especialistas também ressaltam boas oportunidades de ações na Bolsa brasileira – tendo até mesmo algumas “figurinhas repetidas” se destacando entre as preferidas.

Embraer entre as preferidas para 2025

Entre as ações preferidas, destaca-se a Embraer (EMBR3), cuja ação saltou mais de 100% em 2024 e segue nas carteiras para 2025 de vários grandes bancos. O JPMorgan, por exemplo, coloca a EMBR3 entre as preferidas para 2025. Os estrategistas ressaltam que a companhia não é afetada negativamente pela desvalorização cambial e, ao mesmo tempo, não é uma ação de commodities. Além disso, a companhia oferece exposição ao tema “defesa”, que tem ganhado importância globalmente.

Carteiras de bancos para 2025

Além da Embraer, o JPMorgan conta com nomes como São Martinho (SMTO3), Ser Educacional (SEER3), Banco do Brasil (BBAS3), Rede D’Or (RDOR3), Vale (VALE3), Petrobras ON (PETR3), Klabin (KLBN11), Inter (BDR: INBR32), Direcional (DIRR3), Natura&Co (NTCO3), VTEX, Rumo (RAIL3) e Eletrobras ON (ELET3). Entre as menos preferidas, o banco aponta Vasta, Banrisul (BRSR6), M.Dias Branco (MDIA3), CM Hospitalar (VVEO3), Usiminas (USIM5), LOG CP (LOGG3), Pague Menos (PGMN3), Gol (GOLL4) e Isa Energia (ISAE4).

O Santander, por sua vez, substituiu a Vivara (VIVA3) pela Raia Drogasil (RADL3) e trocou a Eletrobras (ELET3) pela Copel (CPLE6) em sua carteira. Já a XP Investimentos destaca setores com carrego sólido, protegidos contra inflação e com exposição a receitas em dólar, como elétricas e saneamento, bancos e commodities. Entre as ações preferidas da XP, estão Ambev (ABEV3), BRF (BRFS3), Itaú (ITUB4), Petrobras ON (PETR3), Sabesp (SBSP3), Totvs (TOTS3), Renner (LREN3), Vale (VALE3), Porto (PSSA3), Direcional (DIRR3), Mercado Livre, Smart Fit (SMFT3) e WEG (WEGE3).

O Morgan Stanley, por sua vez, inclui em sua carteira as ações da Embraer e do Nubank (NYSE: NU), entre outras. Já o BB-BI destaca Alupar (ALUP11), BRF (BRFS3), Copasa (CSMG3), Cury (CURY3), Caixa Seguridade (CXSE3), Direcional (DIRR3), Eletrobras ON (ELET3), Gerdau (GGBR4), Grupo Mateus (GMAT3), Isa Energia (ISAE3), Itaú (ITUB4), Petrobras PN (PETR4), São Martinho (SMTO3), Vibra (VBBR3) e WEG (WEGE3).


Publicado em:
Atualizado em: