Atos do PT em memória aos ataques de 2023 serão pequenos
O Partido dos Trabalhadores (PT) realizará um ato em memória aos ataques às sedes dos Três Poderes ocorridos em 8 de janeiro de 2023, na cidade de Araraquara (SP). No entanto, o evento será pequeno e não contará com uma mensagem de vídeo do presidente da República. A cidade é governada pelo ex-prefeito Edinho Silva, que é cotado para suceder a deputada federal Gleisi Hoffman no comando nacional do PT, mas não conseguiu emplacar sua sucessora nas últimas eleições municipais.
Segundo lideranças petistas, o evento “Dia da Vitória da Democracia” será realizado no Sindicato dos Bancários de Araraquara e contará apenas com a presença de partidos de esquerda e líderes sindicais. O próprio Edinho Silva não comparecerá por estar viajando, mas será reproduzido um vídeo do ex-prefeito relatando como foi o dia em que esteve ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante as invasões.
O presidente da República afirmou que a democracia é a melhor forma de governança e que não há lugar melhor no mundo para se governar fora dela. Poucos dias depois de tomar posse de seu terceiro mandato, ele visitou Araraquara por causa das fortes chuvas na região. Após os ataques em Brasília, Lula montou um gabinete de crise na cidade e determinou de lá a intervenção federal no Distrito Federal.