Construção do planetário mais moderno da América Latina
O planetário do Parque da Ciência Newton Freire Maia, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, será o mais moderno da América Latina. O objetivo é que o novo planetário seja referência nacional em divulgação científica, educação, inovação e turismo cultural. O projeto prevê que a licitação da obra seja realizada ainda no primeiro semestre de 2025, com início das obras logo em seguida.
Investimento e capacidade
A obra do planetário terá um investimento de aproximadamente R$40 milhões e a previsão é que esteja totalmente finalizado em 2026. O local terá capacidade para receber 140 mil estudantes, turistas e a comunidade em geral anualmente.
Inovação em todas as etapas
O projeto arquitetônico do planetário foi escolhido através de um concurso nacional que teve como objetivo escolher uma proposta moderna, criativa e funcional. O escritório vencedor do concurso fez um projeto sustentável, usando madeira engenheirada e inspirado na movimentação dos corpos celestes. Para simular o céu, o planetário terá um equipamento de última geração capaz de projetar todas as estrelas, planetas e corpos celestes vistos da Terra, além de reproduzir a lua e outros planetas do Sistema Solar com alto nível de detalhes. O sistema ainda contará com 11 projetores auxiliares que criarão um ambiente totalmente imersivo para os visitantes. Os equipamentos de projeção serão adquiridos da empresa alemã Zeiss, a maior referência global em projetores e simuladores de planetários.
Parque da Ciência
O Parque da Ciência, inaugurado em 2005, será o local onde o novo planetário será construído. O parque tem sido um ponto de referência para estudantes, pesquisadores e entusiastas da ciência e ainda conta com trilhas ecológicas, jardins temáticos, espaços de lazer, exposições interativas sobre física, química, biologia e astronomia. A construção do planetário também prevê a revitalização e o paisagismo da trilha do Rio Canguiri, que fica dentro do parque. O local promove regularmente eventos, workshops e palestras com especialistas das mais diversas áreas científicas, buscando estimular a curiosidade e o interesse pelo conhecimento científico.