Criação de vagas de emprego nos EUA desacelera em dezembro
A criação de vagas de trabalho no setor privado dos Estados Unidos desacelerou acentuadamente em dezembro, segundo o Relatório Nacional de Emprego da ADP divulgado nesta quarta-feira.
Foram abertos 122.000 vagas no mês passado, depois de 146.000 em novembro, em dado não revisado. Economistas consultados pela Reuters previam 140.000.
O relatório da ADP, desenvolvido em conjunto com o Laboratório de Economia Digital de Stanford, foi publicado antes do relatório de emprego de dezembro do Departamento do Trabalho.
Uma desaceleração na criação de vagas é esperada em dezembro, depois de um impulso em novembro com o fim dos problemas causados por furacões e greves dos trabalhadores das fábricas da Boeing e de outra empresa aeroespacial.
A economia dos EUA deve ter aberto 135.000 empregos privados em dezembro, depois de 194.000 em novembro, segundo uma pesquisa da Reuters. Com os ganhos previstos no emprego público, a previsão é de uma abertura total de 160.000 postos de trabalho fora do setor agrícola, depois de 227.000 em novembro. A taxa de desemprego deve permanecer em 4,2%.
Não há correlação entre os dois relatórios. As leituras iniciais da ADP subestimaram, em sua maior parte, a abertura de vagas no setor privado este ano.