Economista questiona crescimento da economia chinesa
O economista-chefe da estatal SDIC Securities, Gao Shanwen, lançou dúvidas sobre os números oficiais da economia chinesa em um fórum em Washington, o que despertou a fúria do presidente Xi Jinping. Gao afirmou que o crescimento pode ter sido menos da metade do ritmo alardeado pelas autoridades chinesas.
Dois comentários feitos por Gao no fórum irritaram Xi. Primeiro, o economista questionou a confiabilidade dos dados de crescimento chinês e afirmou que o número real pode ser em torno de 2%, embora o número oficial esteja próximo de 5%. Gao também duvidou da capacidade de Pequim de tomar as medidas necessárias para impulsionar o crescimento e chamou os esforços anunciados por Xi de “oportunistas”.
Ao saber do questionamento, Xi determinou que fosse aberta uma investigação contra Gao e ordenou que as autoridades o disciplinassem. Gao frequentemente aconselha o governo sobre políticas econômicas e financeiras.
Críticas aos dados oficiais do país são comuns, especialmente em um momento em que a China tenta acalmar preocupações sobre uma possível recessão prolongada, motivada pelo colapso imobiliário.