Notícias

Publicitário comenta mudanças nas redes sociais

Sidônio Palmeira, futuro ministro da Secom, comentou as mudanças anunciadas pela Meta nas redes sociais e defendeu a regulamentação das mesmas.

Novas políticas de moderação de conteúdo

O futuro ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira, comentou as mudanças anunciadas pela empresa de tecnologia Meta, que controla Facebook, Instagram e Whatsapp, no funcionamento dessas redes sociais. Entre as alterações, estão uma nova política de moderação de conteúdos nessas plataformas, que inclui o fim do programa de checagem de fatos que verifica a veracidade de informações que circulam nas redes, o fim de restrições para assuntos como migração e gênero, e a promoção de “conteúdo cívico”, entendido como informações com teor político-ideológico.

Regulamentação das redes sociais

O publicitário afirmou que a ausência de controle da proliferação de fake news e da desinformação é ruim para a democracia e que é preciso ter uma regulamentação das redes sociais, como já acontece na Europa e em outros países. Ele também questionou por que os Estados Unidos e a China barram certas redes sociais e sugeriu que o Brasil também deveria adotar critérios próprios, estabelecidos pelo governo e pela justiça brasileira.

Expectativas do governo

Sidônio, que será empossado como ministro da Secom na próxima semana, falou sobre as expectativas do governo em relação à comunicação das ações do governo para a população. Ele afirmou que o governo tem muitas coisas a comunicar, mas que a percepção popular ainda não acompanha a grandeza do governo e que é necessário alinhar comunicação, gestão e política para alcançar esse objetivo.


Publicado em:
Atualizado em: