Ex-presidente do Uruguai, José Mujica, declara que câncer se espalhou para o fígado
O ex-presidente uruguaio, José Mujica, de 89 anos, concedeu uma entrevista ao jornal uruguaio Búsqueda e revelou que o câncer de esôfago que tratava desde abril do ano passado se espalhou para o fígado. Mujica afirmou que seu estado de saúde é irreversível e que não há expectativas de melhora.
Em sua chácara em Rincón del Cerro, zona rural da capital Montevidéu, Mujica afirmou: “Estou morrendo. O câncer no esôfago chegou no meu fígado. Não consigo fazer nada. Porque sou um homem idoso e porque tenho duas doenças crónicas. Não há espaço para tratamento bioquímico ou cirurgia porque meu corpo não aguenta”.
Mujica já discursa em tom de despedida desde o ano passado, quando apareceu de surpresa em um comício político do então candidato presidencial Yamandú Orsi e se disse emocionado por não poder participar da campanha eleitoral por estar “lutando contra a morte”.
Pepe Mujica, como é mais conhecido, foi líder dos Tupamaros, o grupo marxista de guerrilha urbana que se inspirou na revolução cubana e governou o Uruguai entre 2010 e 2015. Como presidente, legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a maconha recreativa. Apesar de ter deixado o Senado em 2020, permaneceu politicamente ativo na Frente Ampla, uma coligação de partidos de esquerda e social-democratas centristas.
Júlio Rossato