Mercados acionários nos EUA fechados em razão do feriado nacional
Os índices futuros de Nova York operam em queda, enquanto os mercados acionários à vista nos EUA permanecem fechados nesta quinta-feira (9) em razão do feriado nacional de luto pelo ex-presidente Jimmy Carter, que faleceu no final de dezembro aos 100 anos.
Os investidores agora aguardam o relatório de folhas de pagamento (payroll) de dezembro, que será divulgado na sexta-feira.
Discursos do Fed
A governadora do Fed, Michelle Bowman, a presidente do Fed de Boston, Susan Collins, o presidente do Fed de Kansas City, Jeffrey Schmid, o presidente do Fed da Filadélfia, Patrick Harker, e o presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin, farão discursos em diferentes locais hoje.
Os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA de 10 anos ultrapassaram brevemente 4,7%, já que a perspectiva de inflação alimentou as preocupações dos investidores de que o Fed pode desacelerar o ritmo de flexibilização da política neste ano.
Mercados asiáticos e europeus
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam em baixa, pressionados por preocupações de que o Fed possa adiar a flexibilização da política monetária devido aos temores relacionados à inflação. Além disso, a persistente desinflação ao consumidor na China agravou ainda mais o sentimento dos investidores.
Os mercados europeus operam majoritariamente no vermelho, com a cautela predominando antes da divulgação de dados econômicos da região.
Preços do petróleo e minério de ferro
Os preços do petróleo operam em baixa, ampliando as perdas da sessão anterior, pressionados por grandes aumentos nos estoques de combustível dos EUA na semana passada, embora preocupações com a redução da oferta dos membros da OPEP e da Rússia tenham limitado o declínio.
As cotações do minério de ferro na China fecharam em alta, interrompendo uma sequência de quatro dia de quedas.