Ministro afirma que Brasil deve adotar medidas para cumprir lei após decisão da Meta
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou que o Brasil deve adotar, junto com autoridades judiciais, as medidas que forem necessárias para que a lei brasileira seja cumprida, após a decisão da Meta – dona do Facebook, do Instagram e do Whatsapp – de encerrar a checagem de fatos em suas plataformas nos Estados Unidos.
De acordo com Costa, o mundo precisa discutir parâmetros internacionais unificados para coibir “esse tipo de postura de bilionários”.
“Não pode uma plataforma que tem milhões ou bilhões de seguidores não seguir lei nenhuma, não seguir norma nenhuma e não ser responsabilizado pelo aquilo que veicula”, prosseguiu o chefe da Casa Civil.
Medidas necessárias
Segundo o ministro, o debate não é apenas uma preocupação para o país, mas para o mundo todo. “O mundo inteiro começa a discutir o que fazer para controlar, na verdade, empresários, grandes empresários, que detém o controle desses veículos de informação, que são veículos de comunicação”, comentou.
“Não é possível conceber que exista uma liberdade plena para cometer crime em plataforma digital. Então, acho que o mundo começa a discutir, até uma forma de haver uma uniformização de leis que coíbam e parâmetros internacionais unificados pelos países que coíbam esse tipo de postura desses bilionários que querem ter influenciar sobre a mentalidade e o que o deve saber, ou não saber, ou saber de forma distorcida”, concluiu.
Júlio Rossato