Notícias

Ministro da Fazenda afirma que governo vetará jabutis em projeto de regulamentação de eólicas offshore

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que governo vetará 'jabutis' em projeto de regulamentação de eólicas offshore por prejudicar a economia popular.

Governo vetará jabutis em projeto de regulamentação de eólicas offshore

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta quinta-feira (9) que foi 'unânime' o posicionamento do governo em relação à necessidade de vetar os 'jabutis' incluídos no projeto que regulamentou a exploração de eólicas offshore.

O texto do projeto das eólicas offshore, que foi agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), contém trechos em benefício ao setor de carvão mineral e de gás natural, pontos que causaram divergências em relação ao impacto na tarifa de energia.

'Todos os ministérios que se manifestaram foram unânimes em relação a isso, inclusive porque há um grave prejuízo à economia popular. Há um problema efetivo de que a conta de luz das pessoas mais pobres é afetada por essa decisão. Foi unânime a decisão dos ministros de levar à consideração do presidente o veto a todos os jabutis', disse o ministro, em conversa com jornalistas ao deixar a sede da Fazenda.

Na quarta-feira (8), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), já havia adiantado que Lula deveria vetar os 'jabutis' e que tem até amanhã para tomar uma decisão.

Reforma tributária

O ministro disse ainda que a distribuição de encargos e o protagonismo de entes federativos na gestão de suas finanças poderão ser revistos graças aos efeitos da reforma tributária.


Publicado em:
Atualizado em: