Notícias

Secretário de Estado dos EUA critica interesse de Trump em assumir controle da Groenlândia

Antony Blinken afirmou que a proposta não é boa e que não acontecerá. Dinamarca diz que é improvável que Groenlândia se torne um estado dos EUA.

Secretário de Estado dos EUA critica interesse de Trump em assumir controle da Groenlândia

O atual secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, criticou nesta quarta-feira o interesse do presidente eleito Donald Trump em assumir o controle da Groenlândia, dizendo que “obviamente não é uma boa” ideia e que isso não acontecerá.

Trump reiterou, na terça-feira, seu interesse em assumir o controle da Groenlândia, um território autônomo da Dinamarca, e se recusou a descartar a possibilidade de usar a força para assumir o controle da vasta ilha do Ártico. Ele disse que os EUA precisam da Groenlândia por motivos de segurança nacional.

Declaração de Blinken

“Acho que uma das propostas básicas que trouxemos para o nosso trabalho nos últimos quatro anos é que somos mais fortes, mais eficazes e obtemos melhores resultados quando trabalhamos em estreita colaboração com nossos aliados, sem dizer ou fazer coisas que possam aliená-los”, disse Blinken aos repórteres em uma coletiva de imprensa em Paris com o ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noël Barrot.

O ministro das Relações Exteriores da Dinamarca disse nesta quarta-feira que a Groenlândia poderia se tornar independente se seus residentes quisessem, mas é improvável que se torne um Estado dos EUA.

Importância estratégica da Groenlândia

A Groenlândia, que faz parte da Otan por ser membro da Dinamarca, tem importância estratégica para os militares dos EUA e para seu sistema de alerta antecipado de mísseis balísticos, já que a rota mais curta da Europa para a América do Norte passa pela ilha ártica.

O primeiro-ministro da Groenlândia, Múte Egede, declarou que a ilha não está à venda e, em seu discurso de Ano Novo, intensificou o pedido de independência.


Publicado em:
Atualizado em: