Notícias

Secretário de Maringá planeja bases de policiamento em pontos específicos da cidade

Luiz Alves, secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Maringá, afirmou que há a intenção de instalar bases de policiamento em pontos específicos da cidade para que haja policiamento e monitoramento mais efetivo.

Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Maringá quer bases de policiamento em pontos específicos da cidade

No dia 09 de janeiro de 2025, Luiz Alves, secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Maringá, afirmou que há a intenção de instalar bases de policiamento em pontos específicos da cidade para que haja policiamento e monitoramento mais efetivo. Patrulhas próprias para diferentes áreas também devem ser criadas. Ainda segundo o secretário, o uso de inteligência artificial deve aumentar com a Muralha Digital para fiscalização integrada da cidade.

Ônibus com super câmera pode ser utilizado como base para monitoramento

Alves comentou também sobre um ônibus com uma super câmera que pode servir como uma base móvel de monitoramento. O veículo já começou a operar na Vila Olímpica de Maringá, onde há uma grande incidência de tráfico de drogas e uso ilícito de substâncias. Além disso, o secretário afirmou que a Guarda Municipal deve atuar como uma força policial auxiliar à Polícia Civil e Militar na manutenção da ordem pública.

Policiamento setorizado e grupos especiais de atuação

O policiamento em Maringá será setorizado, com bases fixas em diferentes pontos da cidade para que o efetivo da guarda tenha uma área restrita de atuação. Além disso, grupos especiais de atuação serão criados, como a patrulha ambiental e uma equipe composta por policiais e guardas municipais com treinamento diferenciado para atuar nos pontos quentes da cidade. Ainda segundo o secretário, a inteligência artificial será utilizada para aumentar a eficiência do monitoramento.

Tráfico de drogas é o principal ponto crítico da segurança em Maringá

Para Alves, o uso moderado de drogas é o principal fator que leva à insegurança na cidade. Ele afirma que é preciso combater não só o tráfico, mas também o uso de drogas, que é praticamente uma doença contagiosa. O secretário acredita que a criação de políticas públicas para lidar com essa questão é fundamental para a segurança da cidade.


Publicado em:
Atualizado em: