Trader aposta contra corte de juros do Banco da Inglaterra
Um trader fez uma aposta contrária à expectativa de que o Banco da Inglaterra cortará as taxas de juros de forma agressiva este ano, mesmo com a preocupação em relação à inflação persistente e ao déficit orçamentário, que têm feito os rendimentos dos títulos do Reino Unido dispararem.
A aposta, que utiliza contratos de opções atrelados a futuros de taxa de juros, pode render quatro vezes o prêmio inicial de cerca de £ 3 milhões (R$ 22 milhões) se os formuladores de políticas reduzirem a taxa de referência para 3,5% até o final do ano, conforme dados compilados pela Bloomberg.
Isso equivale a cinco cortes de 0,25 ponto percentual e contrasta com a precificação do mercado monetário, que atualmente indica apenas dois cortes de 25 pontos base. Os traders reduziram suas expectativas para cortes nas taxas devido à preocupação de que as políticas da Chanceler do Tesouro, Rachel Reeves, possam aumentar a inflação. Antes de seu orçamento de outubro, eles estavam precificando cinco cortes possíveis para este ano.
Os mercados do Reino Unido foram agitados esta semana, com os rendimentos dos títulos de 30 anos atingindo o nível mais alto desde 1998, impulsionados por ameaças tarifárias de Donald Trump e sinais de aumento nas expectativas de inflação. Isso representa uma preocupação para o governo trabalhista, que conta com investidores para comprar uma quantia próxima ao recorde de títulos neste ano fiscal.
O início cauteloso de 2025 contrasta fortemente com o cenário de um ano atrás, quando os traders previam seis cortes em 2024 — antes de os formuladores de políticas realizarem apenas dois.
Fonte: Bloomberg