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Veículos emplacados no Paraná crescem 21,6% em 2024

O número de veículos emplacados no acumulado do ano (jan-dez) no Paraná foi de 285.835 unidades, incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários.

Vendas de Veículos no Paraná em 2024

O número de veículos emplacados no acumulado do ano (jan-dez) no Paraná foi de 285.835 unidades, incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários. O montante corresponde a 21,6% mais que o ano de 2023, quando foram emplacadas 236.113 unidades.

HB20 é o carro mais vendido

Segundo a Fenabrave, o HB20, da Hyundai foi o carro novo mais vendido no Paraná em 2024, seguido do Ônix, da GM e do Polo, da VW. A lista completa pode ser vista abaixo:

  • Hyunday/HB20 9.119
  • GM/Ônix 8.459
  • VW/Polo 7.800
  • Renault/Kardian 5.364
  • Nissan/Kicks 5.160
  • GM/Onix Plus 4.897
  • VW T Cross 4.833
  • GM/Tracker 4.292
  • Hyunday Creta 3.584
  • VW/Nivus 3.184

Setor impulsionado por motos e caminhões

As motos são o principal motivo para o desempenho paranaense. No ano passado, 83.160 veículos desse tipo foram emplacados no estado, com alta de 44,89% ante os 57.397 emplacamentos de 2023. Na sequência, os emplacamentos de caminhões também tiveram expressivo crescimento (+21,82%), saltando de 11.938 unidades para 14.543. Já os automóveis aparecem em terceiro lugar (+17,4%), com 126.024 vendas de unidades novas, ante 107.343 em 2023. As comercializações de ônibus (+16,4%) e veículos comerciais leves (+10,33%) também tiveram resultado positivo.

Impacto das festas de fim de ano

O setor foi impulsionado por fatores como a manutenção da oferta de crédito e a constante diversificação de produtos, em todos os segmentos, no mercado nacional. Como resultado desses fatores, os emplacamentos de 2024 ficaram próximos das projeções apresentadas pela Fenabrave, em outubro (+16,8%), sendo superiores às perspectivas que tínhamos no início do ano (+13,5%).

As vendas foram impactadas pelo período de recesso das festas de fim de ano, principalmente, as vendas corporativas. Arcelio Junior, novo Presidente da Fenabrave, eleito para o triênio 2025-2027, analisa: “Acreditamos que as festas de fim de ano, que aconteceram no meio das duas últimas semanas de dezembro, embora os dias 24 e 31 tenham sido considerados úteis, acabaram impactando nas vendas, pois muitas pessoas e empresas estavam em período de recesso, reduzindo, principalmente, as vendas corporativas”.

Fonte

As informações são do Bem Paraná.


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