Especialistas indicam bons rendimentos em títulos do Tesouro americano em 2025
O ano de 2024 foi positivo para os investimentos nos Estados Unidos. As ações americanas apresentaram desempenho forte e o dólar subiu em relação ao real. Além disso, os títulos do Tesouro americano continuam oferecendo rendimentos atrativos e os bonds corporativos high yield registraram ganho de 8% de capital.
De acordo com especialistas, essa tendência deve se manter em 2025. José Maria da Silva, coordenador de estratégia da Avenue, afirma que é possível encontrar bonds com bons prêmios para levar o título até o vencimento, com rendimentos de 5% mais dólar, o que é muito atrativo.
Cortes de juros pelo Federal Reserve
Em 2024, o Federal Reserve (Fed, o BC americano) iniciou a redução dos juros nos Estados Unidos, diminuindo a taxa efetiva dos fed funds de 5,33% para 4,33%. Em 2025, os cortes devem continuar. Contudo, especialistas afirmam que isso não significa necessariamente perda de rendimento nos bonds americanos.
Em abril de 2024, os títulos do Tesouro americano estavam no pico do ano, com os papéis de 2 anos em 4,96% e os de 10 anos em 4,63%. Neste momento, a taxa dos fed funds estava em 5,33%. Meses depois, em setembro, o banco central cortou as taxas pela primeira vez, baixando o nível dos fed funds para 4,83%. Semanas antes do corte, o mercado já precificava a mudança na curva de juros futuros e derrubou os rendimentos para o menor nível do ano. Entretanto, a queda não se sustentou. Em dezembro, as taxas já tinham voltado para níveis próximos ao de abril novamente (4,3% e 4,5%, respectivamente), mesmo com os fed funds em 4,33%.
A relação entre juros do Fed e renda fixa americana
De acordo com o coordenador da Avenue, o juro do Fed não está necessariamente correlacionado com as taxas dos títulos. O que determina os prêmios na renda fixa americana, sejam os do governo ou das empresas, é a curva de juros futuros e a tendência agora é de juros mais altos por mais tempo.
Com as políticas governistas do republicano, as expectativas do mercado em relação à política monetária dos Estados Unidos mudaram. Isso aponta para uma economia mais inflacionada e o remédio para a inflação é aumento de juros. O próprio Fed sinalizou em seu último relatório de dezembro a possibilidade de voltar a subir juros em 2025.
Recomendações para investimentos em títulos
Os especialistas consultados pelo InfoMoney recomendam carregar o título até o vencimento e se manter em prazos curtos, de até 3 anos, para aproveitar uma boa renda em dólar. As Treasuries do governo americano ainda apresentam taxas boas, mas os bonds das empresas oferecem prêmios melhores. Para investidores com um pouco mais de apetite a risco, os bonds high yield dos Estados Unidos podem chegar a prêmios de 7%.
Segundo análise da Morningstar, há mais estabilidade nos bonds corporativos do que nos do Tesouro americano. Os prêmios dos bonds em relação aos rendimentos do Tesouro americano estão baixos. A XP recomenda uma posição pequena para diversificação, com títulos de até 3 anos de duração.
Júlio Rossato