Notícias

EUA impõem novas sanções à Rússia para apoiar a paz na Ucrânia

O governo dos EUA impõe sanções à Rússia para reduzir suas receitas de petróleo e gás, a fim de apoiar a paz na Ucrânia.

Novas sanções dos EUA para apoiar a paz na Ucrânia

O governo do presidente dos EUA, Joe Biden, impôs um amplo pacote de sanções para reduzir as receitas de petróleo e gás da Rússia, em um esforço para apoiar a paz na Ucrânia. O objetivo é reduzir as receitas do petróleo utilizadas pela Rússia na guerra contra a Ucrânia que matou ou feriu dezenas de milhares de pessoas e reduziu cidades a escombros desde fevereiro de 2022.

Sanções significativas

O Tesouro dos EUA impôs sanções à Gazprom Neft e à Surgutneftegas, que exploram, produzem e vendem petróleo, bem como a 183 embarcações que transportaram petróleo russo, muitas das quais fazem parte da chamada “frota sombra” de navios-tanque antigos operados por empresas não ocidentais. As sanções também incluem redes que comercializam o petróleo. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que as medidas anunciadas na sexta-feira “darão um golpe significativo” em Moscou.

Impacto nas exportações de petróleo russo

As sanções causarão graves interrupções nas exportações de petróleo russo para seus principais compradores, Índia e China, segundo fontes do comércio de petróleo russo e do refino indiano. A Gazprom Neft disse que as sanções são injustificadas e ilegítimas e que continuará operando.

Esforço mais amplo

As sanções fazem parte de um esforço mais amplo, já que o governo Biden forneceu à Ucrânia cerca de 64 bilhões de dólares em ajuda militar desde a invasão. Isso inclui 500 milhões de dólares esta semana para mísseis de defesa aérea, munições ar-terra e equipamentos de apoio para caças.


Publicado em:
Atualizado em: