IPCAs e relatório de emprego americano afetam Ibovespa
O Ibovespa iniciou o pregão desta sexta-feira, 10, em alta, mas caiu após a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) forte em dezembro e em 2024, além do relatório de emprego americano. A alta das commodities estimula principalmente a subida das ações da Vale e da Petrobras, mas não foi suficiente para animar o índice, que caiu e renovou mínimas em torno dos 119 mil pontos.
IPCA acima do teto da meta e da variação de 2023
O IPCA apresentou alta de 0,52% em dezembro, ficando um pouco abaixo da mediana de 0,53% das expectativas. O indicador encerrou 2024 com uma taxa de inflação de 4,83%, acima do teto da meta de 4,50% e da variação de 4,62% vista em 2023. Agora, o Banco Central escreverá a carta ao Ministério da Fazenda justificando o rompimento da meta. O documento será entregue às 18 horas.
Expectativas de inflação e juros elevados em 2025
Em meio à inflação elevada em 2024 e expectativas de resiliência em 2025, os juros futuros avançam e contaminam o dólar, que ainda reflete o payroll dos EUA, informado nesta manhã. Neste cenário, as apostas de elevação da Selic de 12,25% para 14,25% até março não mudam, em meio às constantes incertezas fiscais, com a nova gestão de Donald Trump à frente da Casa Branca. A tendência é o dólar seguir forte, acima dos R$ 6,00, e o ano deve ser bastante desafiador para os ativos brasileiros.
Ações em destaque
A Vale e a Petrobras apresentaram alta em suas ações, enquanto ações mais sensíveis ao ciclo econômico, como as do Pão de Aúcar, tiveram destaque de baixa. O petróleo avança para a casa dos 5,00% e o minério de ferro fechou com alta de 0,40%, hoje em Dalian, na China.