Estado de emergência para a dengue em 21 municípios de SP
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-SP) informou que 21 municípios de São Paulo já decretaram estado de emergência por conta da dengue neste início de 2025. Entre as cidades afetadas estão São José dos Campos, Jacareí, Espírito Santo do Pinhal e São José do Rio Preto.
De acordo com o Painel de Arboviroses da SES-SP, entre 29 de dezembro de 2024 e 11 de janeiro de 2025, foram registrados 18.100 casos prováveis de dengue, com 4.340 confirmações. O Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, por sua vez, registra 7.300 casos. A discrepância é atribuída a diferenças metodológicas e à defasagem no envio de dados entre os órgãos.
El Niño e a proliferação do mosquito
O fenômeno El Niño é apontado como um dos principais fatores para o aumento de casos de dengue devido à combinação de chuvas intensas e altas temperaturas, condições ideais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Um estudo recente mostrou que temperaturas acima de 23,3°C e chuvas acima de 153 mm favorecem o crescimento de larvas do mosquito.
Plano de contingência e vacinação
Outros estados, como Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná, também estão sendo monitorados devido ao risco de aumento de incidência. O Ministério da Saúde adquiriu 9,5 milhões de doses da vacina Qdenga, da Takeda, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Até o momento, 5,5 milhões de doses foram distribuídas aos estados. Além disso, o governo federal lançou um plano de contingência com investimento de R$ 1,5 bilhão, incluindo a criação de um Centro de Operações de Emergência (COE) para dengue e outras arboviroses.
Júlio Rossato