Impactos das mudanças tecnológicas e demográficas no mercado de trabalho global
O mercado de trabalho global será impactado por avanços tecnológicos, incertezas econômicas e geopolíticas, alterações demográficas e a transição verde até 2030, segundo o relatório “Future of Jobs Report 2025” do Fórum Econômico Mundial. O documento aponta que pelo menos 22% dos empregos atuais serão destruídos até 2030, enquanto outros 14% serão criados, totalizando 170 milhões de novos empregos. Espera-se um crescimento líquido de 7% do emprego total, ou 78 milhões de empregos.
Ampliação do acesso digital
60% dos empregadores esperam que a ampliação do acesso digital transforme seus negócios até 2030, de acordo com o relatório. Cerca de 86% acreditam que a Inteligência Artificial e o processamento de informações serão responsáveis pelos maiores avanços, enquanto para 58% a robótica e a automação serão decisivas. Além disso, 41% apostam na geração, armazenamento e distribuição de energia para suportar todas essas mudanças.
Demanda por habilidades relacionadas à tecnologia
O relatório aponta que haverá muita demanda por habilidades relacionadas à tecnologia, incluindo IA e big data, redes, segurança cibernética, bem como alfabetização tecnológica. A área de tecnologia deve continuar entre os maiores destaques, segundo especialistas. Áreas como cyber security e transformação digital devem crescer muito nos próximos anos. Espera-se também que as mudanças climáticas impulsionem um foco maior na administração ambiental, que entrou na lista das 10 principais habilidades de crescimento mais rápido do relatório.
Profissões em alta e em baixa
Entre as profissões de maior destaque, estão especialistas em Big Data, Engenheiros de Fintech, Especialistas em IA e Machine Learning, Desenvolvedores de Software e Aplicações, Especialistas em Gestão de Segurança, Especialistas em Armazenamento de dados, Especialista em veículos elétricos e autônomos, Designers de Interface e Experiência do Usuário, Especialistas em Internet das Coisas (IoT), Motoristas de serviços de entrega, Analista e cientista de dados, Engenheiros ambientais, Analistas de segurança da informação, Engenheiro de devOps, Engenheiro de energia renovável. Já as profissões de baixa demanda serão Funcionários de serviços postais, Caixas de banco e funcionários relacionados, Funcionários de entrada de dados, Caixas e balconistas, Assistentes administrativos e secretários executivos, Trabalhadores de impressão e comércios relacionados, Contabilidade, escrituração e folha de pagamento, Funcionários de registro de materiais e manutenção de estoque, Atendentes e condutores de transporte, Vendedores porta a porta, vendedores de jornais e de rua e trabalhadores relacionados, Designers gráficos, Ajustadores de sinistros, examinadores e investigadores, Funcionários e secretárias legais, Operadores de telemarketing.
Júlio Rossato