Notícias

Biden conversa com Netanyahu sobre cessar-fogo em Gaza

Presidente dos Estados Unidos e primeiro-ministro de Israel discutem a necessidade de um cessar-fogo em Gaza e libertação de reféns antes de Biden deixar o cargo.

Biden e Netanyahu discutem cessar-fogo em Gaza

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para discutir os esforços em andamento para interromper os combates no enclave palestino e libertar os 98 reféns ainda detidos. A Casa Branca informou que Biden enfatizou a necessidade imediata de um cessar-fogo em Gaza e da volta dos reféns, com um aumento na ajuda humanitária possibilitado por uma paralisação nos combates sob o acordo. Netanyahu atualizou Biden sobre o progresso e a ordem que ele deu à sua delegação de segurança de alto nível em Doha para avançar em um acordo sobre os reféns.

Esforços para alcançar um acordo de cessar-fogo

O conselheiro de segurança nacional de Biden, Jake Sullivan, disse que as partes estavam “muito, muito perto” de chegar a um acordo, mas ainda precisavam cruzar a linha de chegada. Ele contou que Biden recebe atualizações diárias sobre as negociações em Doha, onde autoridades israelenses e palestinas dizem, desde quinta-feira, que algum progresso foi feito nas negociações entre Israel e o grupo militante Hamas. Sullivan afirmou que ainda há uma chance de chegar a um acordo antes de Biden deixar o cargo, mas que também é possível que “o Hamas, em particular, permaneça intransigente”.

Ataques em Gaza e libertação de reféns

Israel atacou Gaza depois de os combatentes do Hamas atravessarem as fronteiras em outubro de 2023, matando 1.200 pessoas e fazendo mais de 250 reféns, segundo dados israelenses. Desde então, mais de 46 mil pessoas foram mortas em Gaza, segundo autoridades de saúde palestinas, com grande parte do enclave devastado e assolado por uma crise humanitária, e a maior parte da população deslocada. O vice-presidente eleito dos Estados Unidos, J.D. Vance, espera que um acordo para a libertação de reféns dos Estados Unidos no Oriente Médio seja anunciado nos últimos dias do governo Biden, talvez no último dia ou dois.


Publicado em:
Atualizado em: