Desabamentos causados por chuvas em Ipatinga, MG, deixam cinco mortos e três desaparecidos
A cidade de Ipatinga, localizada no interior de Minas Gerais, sofreu com fortes chuvas na madrugada deste domingo, 12. As chuvas provocaram desabamentos que resultaram em cinco mortes e três pessoas desaparecidas. Uma das ocorrências foi registrada na Rua Turim, onde cinco pessoas foram soterradas. Até o momento, duas vítimas foram encontradas sem vida pelas equipes de resgate. As buscas seguem para localização das outras três pessoas.
Outras vítimas foram registradas em diferentes ruas da cidade. Um menino de 8 anos foi encontrado morto na Rua Boston, uma mulher de aproximadamente 70 anos morreu na Rua Tucanuçu e um homem de 30 anos foi encontrado sem vida na Rua Salomão.
As chuvas na região
De acordo com o prefeito da cidade, Gustavo Morais Nunes (PL), choveu muito na região, com cerca de 80 milímetros de chuva em pouco menos de uma hora. A quantidade de água em um curto espaço de tempo provocou problemas como casas que foram barranco abaixo, avenidas obstruídas e inundações. Ainda não há informações precisas sobre o número de casas soterradas.
Impactos na saúde
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade foi atingida pelas chuvas e, neste momento, não tem condições de realizar atendimento em porta. Todos os pacientes que estavam na UPA aguardando transferência para o hospital serão transferidos. Os atendimentos de urgência e emergência estão sendo encaminhados para unidades de saúde das cidades vizinhas de Coronel Fabriciano e Timóteo.
Apoio do governo
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), colocou à disposição do prefeito a estrutura do Governo de Minas para fortalecer o resgate e assegurar o atendimento às pessoas afetadas pelos estragos das fortes chuvas. Ele informou que estará na cidade até segunda-feira, 13, para acompanhar os trabalhos.
Júlio Rossato