O economista Rafael Perretti, trader e influencer do Grupo XP, e com mais de 10 anos de atuação no mercado, explica que toda vez que aumentam as incertezas econômicas, gera-se maior volatilidade tanto no dólar como no índice Ibovespa.
Perretti espera que o dólar e o Ibovespa futuro mantenham esse padrão de volatilidade no início de 2025. Ele acredita que o dólar deve ficar em patamar elevado, pois é um ativo de proteção para os investidores.
O mercado ainda aguarda uma definição sobre até onde os juros irão se estabilizar. Há uma expectativa sobre a atuação de Gabriel Galípolo na presidência do Banco Central, principalmente no segundo semestre, com os rumos da Selic ainda incertos. Isso pode gerar volatilidade.
Entretanto, o cenário pode mudar se o governo tomar alguma medida em relação à política fiscal. Ross, analista da XP e trader, reafirma que o cenário econômico é favorável à volatilidade. É importante operar consciente e respeitar os limites de risco, principalmente para quem faz day trade.