Fundador da Oaktree Capital alerta para possível bolha em empresas de tecnologia americanas
Howard Marks, o fundador da Oaktree Capital, elaborou uma carta a clientes para decifrar se o mercado pode estar diante de uma bolha envolvendo as principais empresas de tecnologia americanas.
Em dez páginas, Marks evita cravar uma bolha, embora demonstre preocupação quanto à postura dos investidores frente ao grupo chamado “Magnificente Seven”, formado por Alphabet (controladora do Google), Apple, Microsoft, Amazon, Nvidia, Meta (dona de Facebook, Instagram e WhatsApp) e Tesla.
Bolhas são marcadas por pensamento de bolha
Marks avalia que uma bolha não reflete apenas a disparada nos preços de ações, mas um estado de mania caracterizado por comportamento dos investidores. “Quando todos acreditam que as coisas só podem melhorar para sempre, pode ser difícil encontrar qualquer coisa razoavelmente precificada”, escreveu no documento.
Sua leitura é de que há três estágios para identificar um “bull market” (ciclo de alta de preços).
Riscos de bolha
O hedge fund Elliott Management disse em uma carta a seus investidores que a Nvidia está em uma “bolha” e que a tecnologia de inteligência artificial (IA) que impulsiona o preço das ações da companhia está “superestimada”.
Roger McNamee, CEO da firma de venture capital Elevation Partners, afirmou em uma entrevista à CNBC que os Estados Unidos “adoram uma mania financeira” e avaliou que as projeções feitas pelos investidores para bancar os elevados investimentos em infraestrutura para IA generativa são difíceis de avaliar. O especialista acredita que uma bolha pode estar sendo formada.
Fonte: InfoMoney.